quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mundo Livre S/A - Samba Esquema Noise


Samba Esquema Noise é o primeiro álbum da banda brasileira Mundo Livre S/A, lançado pelo selo Banguela Records (dos Titãs) em 1994 dez anos após a formação da banda, junto com o Da Lama Ao Caos de Chico Science e Nação Zumbi foi um um dos primeiros albúns do Manguebit, movimento que agitou a cena artística de Recife-PE, Brasil, durante os anos 90.  O título é uma referência ao primeiro álbum de Jorge Ben, Samba Esquema Novo. Considerado por muitos críticos um dos melhores discos brasileiros de todos os tempos, pela inovação, a mistura nunca dantes vista do Punk com Rock ,Samba e outros ritmos, a presença de um cavaquinho em contraste com guitarras pesadas e distorcidas, formando um Rock com cara de Brasil, logo a Mundo Livre S/A ficou conhecida como uma das bandas mais originais do país.

Samba Esquema Noise foi o segundo álbum lançado pelo Banguela Records (selo que o grupo paulistano Titãs mantinham em sociedade com o jornalista e produtor Carlos Eduardo Miranda na Warner), sendo o sucessor do disco de estréia dos Raimundos.

Aclamado como um dos melhores álbuns da década de 1990 pela revista ShowBizz, em novembro de 1999, e pela Rolling Stone Brasil como um dos grandes discos da música brasileira em 2007, Samba Esquema Noise foi um trabalho superproduzido, tendo a banda, inclusive, estourado o prazo de gravação no estúdio e o orçamento, estimado em mais de 40 mil dólares. O que não foi compensado com as baixas vendagens do CD à época, que sairia de catálogo em pouco tempo - o disco voltaria ao mercado em 2001, relançado dentro da série Arquivos Warner e, em 2004, seria reeditado mais uma vez, agora como parte da caixa Bit.

Foi gravado e mixado por Beto Machado (Bob Mac) nos estúdios Be Bop (sp) em sistema analógico de 24 canais de maio a julho de 1994 num total de 660 horas. Além da arrojada produção, o disco contou com várias participações especiais, distribuídas na maioria de suas treze faixas, quem iam dos amigos e percussionistas da Nação Zumbi até a atriz global Malu Mader (em "Musa da Ilha Grande"). A faixa "Sob o Calçamento (Se Espumar é Gente)" se destacou neste prisma: traz participações de Gilmar Bola 8, Toca, Gira, Canhoto e Dengue (Nação Zumbi); de Paulo Miklos, Nando Reis e Charles Gavin (Titãs); do produtor Apolo IX; de Syoung; de Ligeirinho (Guanabaras); do percussionista James Müller; e, finalmente, do rapper Sérgio Boneka. Todos que visitavam o estúdio de gravação se ofereciam para deixar algo registrado na composição, até a elaboração do arranjo final, feita por Charles e Miranda.




Mundo Livre S/A - Samba Esquema Noise (1994)
1 - Manguebit  
2 - A Bola Do Jogo 
3 - Livre Iniciativa
4 - Saldo De Aratú 
5 - Uma Mulher Com W… Maiúsculo 
6 - Homero, O Junkie
7 - Terra Escura – Mundo Livre S/A
8 - Rios (Smart Drugs) Pontes & Overdrives 
9 - Musa Da Ilha Grande – Mundo Livre S/A 
10 - Cidade Estuário – Mundo Livre S/A
11 - O Rapaz Do B… Preto 
12 - Sob O Calçamento (Se Espumar É Gente)
13 - Samba Esquema Noise 

Download


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário